quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Gatraria o que é

Bem todos nos sabemos que os gatos são excelentes caçadores.Então porque não os trainamos para a caça?Em vez de os termos sempre em casa?
Mas agora é o problema isto depende dos gatos por exemplo se o nosso gato esta abituado a ir a rua e voltar para casa não é preciso material nenhum.Mas se não for esse o caso os materiais sao os seguintes:
uma corda muito resistente
e uma jaula propria para a caça (mais a frente explico como funciona esta jaula propria para a caça)


E para os treinos serve alguns brinquedos que o incentivem a rapidez e descrição.Podem tambem comprar o livro 50 jogos e brincadeiras para o seu gato de Jackie Stachan da editora booksmile.



Bem mas agora passando para a acção a primeira coisa a fazer é ensinar o gato a andar com trela.Isto parece absurdo mas não é bem vou ja explicar como ensinar:
Passo 1: os arreios são ajustáveis de tal modo que o modelo standard deve ser adequado ao seu gato. Mas atenção, preferencialmente deve adquirir um que puxe pelo peito (arreios) e não pelo pescoço (coleira) uma vez que este último tipo é facilmente removido pelo animal, sem falar no perigo de sufoco.

A trela deve ser de um material leve, dever ser desmontável e possuir um gancho que feche firmemente.

Passo 2: deixe o seu gato habituar-se à trela e arreios deixando-os perto do local de dormir do seu gato durante alguns dias. Associe-os sempre que possível a brincadeiras: arraste-os pelo chão e deixe o seu gato persegui-los. O treino começa colocando o arreio com o animal dentro de casa. Antes de o colocar prepare o seu petisco favorito e imediatamente após ter colocado o arreio no seu gato, posicione o prato de comida à sua frente. Quando ele acabar de comer, deixe-o andar um pouco pela casa vigiando-o de longe e sem se intrometer. No caso de verificar que ele se sente triste, distraia-o com brinquedos; só depois dele ficar relaxado é que deve remover o arreio.

Passo 3: prenda a trela à coleira e não lhe pegue; deixe o seu gato arrastá-la atrás dele por onde lhe apetecer com a sua supervisão para que possa actuar no caso da trela ficar presa em algum local. Por norma, isto deverá acontecer sem grandes sobressaltos mas se o seu gato ficar agitado, desvie-lhe a atenção. Incite-o a andar e quando isto acontecer faça-lhe elogios. Organize as sessões de modo a que sejam curtas e produtivas.

Passo 4: a partir do momento em que o gato está à vontade com os seus novos acessórios, pegue na trela e ande pela casa atrás do seu gato tendo a atenção de lhe dar trela suficiente para que não se sinta puxado; deve deixá-lo habituar-se à sua presença atrás dele. Repita isto durante alguns dias.

Passo 5: deve agora passar a “comandar” o passeio. Com uma voz suave, encoraje-o a segui-lo (os gatos têm habitualmente uma resposta submissa). Não espere que ele ande como um cão; deixe-o vaguear de um lado para o outro dentro dos limites da trela; de qualquer forma não altere o percurso escolhido simplesmente porque o seu gato insiste em seguir na direcção oposta. Paciência e persuasão são palavras chave e uma má experiência pode marcar o seu gato de tal modo que nunca mais aceite nem a trela nem os arreios.

Passo 6: se o seu gato já se sente confortável a usar a trela dentro de casa, é altura de o levar para a rua. Nas primeiras vezes pode limitar-se a ficar um pouco sentado com ele: deixe-o habituar-se às imagens e sons deste novo mundo, que pode ser muito assustador. Quando o gato ficar mais descontraído ele próprio lhe pedirá para explorar mais um pouco. Deixe-o fazê-lo levando-o para um local seguro e calmo das redondezas e siga o mesmo procedimento do que quando o ensinou a andar com a trela dentro de casa.

Agora já pode levar o seu amigo a passear pela vizinhança, a fazer piqueniques ou até a ir ver montras! Se ele tiver receio de sons mais altos, pegue-lhe ao colo sempre que passar algum carro e tenha também o mesmo procedimento quando se aproximar outro animal. Gradualmente, o seu gato habituar-se-á a andar na rua e vai ver que as viagens mais prolongadas e mais distantes vão ser muito mais fáceis para si e muito menos traumáticas para o seu gato.(esta informação tirada do site http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/como_passear_o_seu_gato_com_trela/184)

Depois deste grande passo é ter sempre todos os dias duas ou tres vezes ao dia durante 15 minutos um momento de bricadeira com o seu gato.O segredo é ir alternando os brinquedos todos os dias mas para isso nao é preciso comprar nada podece fazer bastantes brinquedos em casa e para isso ajuda o livro 50 jogos e brincadeiras para o seu gato.
Agora o eterno problema para as gatas podece dar a pilula mas para os gatos convem castrar ou não?
Na minha opinião um gato não castrado é sem duvida mais feliz mas não quer dizer que um gato castrado não cace bem mas deve-se manter o peso do gato pois um gato castrado engorda mais facilmente no que um gato não castrado.
O peso de um animal também varia de acordo com a estrutura, raça e idade.
Gatos de porte médio, como os europeus, Sagrado da Birmânia e Abissínios, devem ter em torno de 3 a 4 kg. Raças mais esguias, como as Siameses e Orientais, de 2,5 a 3 kg. Os maiores, como os Britishes e Persas, devem estar na faixa dos 5 a 7 kg.
Na dúvida é melhor consultar um veterinário (esta informação foi tirada do site http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080515080842AAprO5G)

Com um gato de peso ideal e trainado para a agilidade rapidez e descrição ja se pode tentar ir a caça com ele.
O segredo é colocalo dento da jaula de caça a jaula de caça deve conter la dentro um pouco de gataria ou erva dos gatos isto serve para os incentivar e despertar o seu instinto mas cuidado com o uso desta erva pois se nao for utilizada com moderação o gato pode tornarce agrecivo! depois deite a 3m num terreno limpo milho alvo ou painço ou outro tipo de sementes para atrair os passaros (para isto é melhor ser num terreno privado para nao levarem uma multa) e o sistema é o seguinte:

Este é o sistema qualquer duvida contacte-me via mail clubedosgatos@live.com.pt


Algumas montagens para prender o gato numa caçada:


QUALQUER DUVIDA DE COMO CAÇAR COM A AJUDA DOS GATOS CONTACTE-ME PELO MAIL: clubedosgatos@live.com.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário